FÉ POSITIVA E Á FÉ NEGATIVA

18/05/2013 10:34

 

 

Á FÉ POSITIVA E Á FÉ NEGATIVA

 



Existe fé positiva e fé negativa, e cada uma delas pode ser ativa (consciente) ou passiva (automática). Segundo o apóstolo Paulo, “a fé é a certeza de coisas que se esperam, a convicção de fatos que não se vêem” (Hb 11:1). Assim sendo, quando alguém crê convictamente em alguma coisa, que isso ou aquilo vai acontecer em sua vida, então essa pessoa pratica um ato de fé, que será positiva se o que ela acredita é bom, e negativa se o que ela acredita é ruim.
Tem gente que ao sentir uma dor logo imagina que a mesma é um sintoma de uma doença incurável, tal como o câncer. Isto é fé negativa. E depois ainda alimenta essa fé negativa conversando com outras pessoas que têm a mesma maneira de pensar. E os outros, infelizmente, sempre têm uma história triste para contar, de alguém que tinha uma dor parecida e acabou morrendo de câncer…

Assim sendo, a tendência dessa pessoa é de contrair a doença em que acredita. Isto é fé negativa, e também passiva, pois a pessoa não tem consciência do que está fazendo. Mas quando a pessoa toma consciência do fato – então a fé torna-se consciente e a pessoa pode reagir.

No início de seu ministério, coube a Jesus ler na sinagoga a seguinte passagem de Isaías: “O Espírito do Senhor está sobre mim, porque ele me ungiu para levar a Boa Nova aos pobres; enviou-me para proclamar aos prisioneiros a libertação e aos cegos a recuperação da vista; dar liberdade aos oprimidos e proclamar o ano da graça do Senhor” (Is 61:1-2). E após a leitura, Jesus acrescentou: “Hoje se cumpre esta passagem da Escritura que acabais de ouvir” (Lc 4:18-21).

Se somos realmente cristãos, isto é, imitadores de Cristo – então devemos fazer como Cristo fazia: devemos anunciar a Boa Nova aos pobres (isto é, aos que dela necessitam); devemos proclamar a libertação aos prisioneiros de Satanás; devemos recuperar a visão daqueles que se tornaram cegos por falta de conhecimento de Deus, e, através da fé, levar a liberdade aos oprimidos.

O caminho a ser tomado pelos pessimistas, isto é, por aqueles que têm fé negativa, mas querem livrar-se dela – é envolver-se ao máximo com os que têm fé positiva. No começo é muito difícil, porque temos de nos esforçar para pensar positivamente, isto é, só conseguimos fazê-lo se agirmos de forma consciente e ativa; mas com o passar do tempo a gente se acostuma, pois adquire a virtude de pensar positivamente, de forma automática. É por isto que o apóstolo Paulo escreveu em suas
exortações aos filipenses: “Enfim, irmãos, tudo o que há de verdadeiro, digno, justo, puro, amável, honesto, tudo o que é virtuoso e elogiável, seja o objeto dos vossos pensamentos” (Fl 4:8).

Infelizmente, a fé negativa tem o mesmo poder que a fé positiva, porque tanto uma como a outra são “a certeza de coisas que se esperam, a convicção de fatos que não se vêem” (Hb 11:1).
Assim sendo, devemos tomar muito cuidado com as pessoas que têm fé negativa e ativa, isto é, que são conscientemente pessimistas, pois emanam muita energia negativa. E este cuidado precisa ser redobrado se a pessoa é muito emotiva, ou se já está ansiosa ou deprimida, pois poderá ter o seu estado agravado devido à má influência dessas pessoas que propagam sentimentos e idéias negativas.
Falando claro, o diabo trabalha com a fé negativa, e Deus com a fé positiva.

Assim sendo, procuremos ativamente ter uma fé positiva, acreditando em coisas boas, semeando idéias positivas e fazendo o bem, não importa o quanto sejamos atacados pela mensagem negativa de Satanás e seus demônios, que procuram produzir em nós uma fé negativa e nos prejudicar.
E quando nos sentirmos fracos, abatidos, deprimidos – procuremos a ajuda de Deus, fortaleçamo-nos lendo a Palavra de Deus, recebendo o Cristo em nossos corações, e com Cristo – tudo podemos superar (Fl 4:3).

 

PASTOR SANTOS